Símbolo Riscado

simbolo_riscado
Estrela = A Paz de Jesus iluminando (cor branca: representando a paz)

Triângulo = O processo espiritual ternário e a prosperidade com o poder do Pai, do Filho e do Espírito Santo auxiliado pelas forças de (cor amarela: representa prosperidade),

Três Círculos menores = Oxalá, Oxum e Oxossi (triângulo de sustentação do TCP – cor branca = Oxalá, cor azul = Oxum e cor verde = Oxossi),

Círculo maior – Para todo o nosso planeta (cor azul: representando o planeta Terra).



Concluindo, o nosso símbolo significa:
A paz de Jesus iluminando o processo espiritual ternário e a prosperidade com o poder do Pai, Filho e Espírito Santo auxiliado pelas forças de Oxalá, Oxum e Oxossi para todo o nosso planeta.

Por vezes, ao símbolo são acrescentadas duas pombas brancas que representam o objetivo maior de nosso Templo que é a paz universal, bem como dando a perceber que elas elevam em seu bico o símbolo, que é a nossa casa.
Na maioria das vezes, as Casas Umbandistas elegem como símbolo representativo da Instituição, o ponto riscado da entidade Dirigente – Guia Chefe, mas o TCP começou a pensar em seu símbolo já na primeira reunião de Diretoria, quando da Fundação. Porém, o símbolo só foi finalizado e riscado em definitivo pelo Caboclo das Sete Flechas em uma das primeiras sessões do grupo, quando foram indicadas, inclusive, as cores com as quais se apresentaria. A nossa Casa tem como Entidade Dirigente o Preto velho Pai Cipriano, mas não adotou o seu ponto, pois além de complexo não foi indicado pela entidade como símbolo. Logo, conclui-se que toda regra há exceções.

O símbolo de nossa casa é utilizado na bandeira, no Gongá, nas camisas, nos guarda-pós, na fachada, nos papeis de carta, no Vozes do TCP, em medalhas, no CD e etc. Em verdade é a forma de escrever, de reafirmar perante a Espiritualidade a nossa existência. Pois através do símbolo somos mais facilmente reconhecidos perante aos mundos material e espiritual.

registro_inpi

2017 Templo A Caminho da Paz